PALCO DA VIDA WORKSHOP

PALCO DA VIDA WORKSHOP
Como vencer o medo de falar em público

 

O poder da comunicação efetiva

Comunicar-se de forma clara e efetiva é certamente um diferencial na hora de conquistar uma colocação no mercado de trabalho ou para buscar novas oportunidades profissionais e na vida pessoal. Ao longo de um só dia, nós nos comunicamos com vários receptores, por múltiplos códigos e canais. Mas, apesar da comunicação ser diária, vital e ininterrupta, precisamos aprimorá-la e adequá-la às diversas situações com que nos deparamos. Desenvolver essa competência implica muito mais do que apenas conhecer e dominar as regras e princípios básicos da comunicação: exige também perceção, dedicação e treinamento.

A comunicação é uma das principais ferramentas do ser humano e, quando bem desenvolvida, pode trazer grandes benefícios. Ter a capacidade de falar para uma plateia é uma dessas vantagens. Porém, muitas pessoas não conseguem administrar o nervosismo, a respiração ou a organização de ideias para esse momento e, como resultado, o medo de falar em público dificilmente é superado. No entanto, existem formas de aumentar a confiança diante dessa situação. Falar de uma forma lógica e que atinja o seu público pode parecer difícil; no entanto, com o método certo, é possível aprimorar essas habilidades e ter sucesso neste importante desafio.

medo do palco

 

O MEDO DO PALCO

Geralmente, a pessoa que tem dificuldades de falar em público se sente sozinha e isolada, pensa que é algo que só acontece com ela, quando na verdade é o oposto – muita gente possui algum nível de dificuldade ou desconforto em falar em público, que pode chegar até a um grande temor ou pânico em algumas situações. Um estudo de 2015 do jornal britânico Sunday Times indica que o “receio de falar em público” foi considerado o maior medo de 41% dos entrevistados (foram ouvidas 3 mil pessoas no Reino Unido), ficando à frente do temor de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças e da morte (19%).

Mas por que esse medo quase incontrolável de falar em público? Segundo diversas pesquisas e estudos, o receio original é o de decepcionar ou falhar. Falhar ao ser observado por outras pessoas, o que pode acontecer não só diante de uma multidão, mas também perante situações menores do dia a dia, como falar diante de um grupo pequeno de pessoas ou até mesmo fazer um simples pedido em uma reunião. É natural do ser humano, pois instintivamente temos a necessidade de sermos bem avaliados e aceitos. Assim como o medo é um instinto natural de defesa.

 

AUTOCONHECIMENTO É A CHAVE

A partir de exercícios práticos baseados na Programação Neurolinguística (PNL) e no Coaching, o medo de falar em público será substituído pela segurança em fazê-lo, pois as técnicas apresentadas estimulam o autoconhecimento, que é nada mais do que a chave, a base para o desenvolvimento da confiança, auto-estima e auto-aceitação. Ao analisar-se e reconhecer os seus pontos fortes e os pontos a melhorar, a pessoa sente-se mais segura para treinar e desenvolver-se até chegar ao ponto em que falar em público será algo tão natural como uma simples conversa.

mics 3

A respiração é outro fator importante a ser considerado. Muitas pessoas em situações de pressão e desconforto prendem a respiração ou respiram de forma irregular e superficial; no que se refere a falar em público, isso pode fazer toda a diferença. Aprender algumas técnicas respiratórias de forma controlada e voluntária é um recurso importante para a diminuição dos sintomas físicos desagradáveis. As técnicas de respiração, agregadas às consequentes sensações de relaxamento, minimizam a tensão no corpo. Assim, com o corpo dominado e o nervosismo controlado, fica muito mais fácil sentir-se à vontade ao encarar os palcos da vida.

Uma mente bem treinada conduz o corpo a apresentar resultados acima do esperado, da mesma forma que uma mente solta e sem foco pode levar ao desânimo, sofrimento e ansiedade ao ter que falar em público. Os entraves não estão no exterior, mas sim no âmago do nosso ser; na maioria dos casos, o medo distorce a realidade. Por isso, o autoconhecimento é essencial para a mente tornar-se uma aliada de confiança na eleboração de um novo conjunto de estratégias e formas de raciocinar que venham a transformar o palco em um lugar natural e aprazível.

 

PALCO DA VIDA WORKSHOP

A proposta do workshop é de promover a conscientização de que é possível eliminar o medo de falar em público, através de exercícios e técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) e Coaching. O workshop é bastante prático, com exercícios realizados em dinâmicas de grupo, além de uma breve parte teórica relativa à introdução e apresentação da PNL e do Coaching ao público. O Palco da Vida Workshop tem cerca de 4 (quatro) horas de duração e a princípio pode ser realizado em qualquer dia e horário a serem definidos em conjunto com os organizadores do evento. O workshop é direcionado a adolecentes, jovens e adultos que tenham dificuldade de se expressarem em público. Portanto, escolas, universidades e empresas poderão ser alvo da divulgação e promoção deste workshop.

Em relação às necessidades materiais para a concretização do evento, é necessário haver um um quadro de louça (ou com grandes folhas de papel) e canetas ou datashow, além de papel e canetas para o público presente. Fica a critério dos organizadores do evento a melhor forma de se providenciar as necessidades básicas para a realização do Palco da Vida Workshop.

mics 2

 

SOBRE O FACILITADOR

Neo One Eon é autor publicado no Brasil e Portugal, músico e cantautor, poeta, life coach, produtor cultural, facilitador de workshops e meditação coletiva, professor de yoga e apaixonado por dança. Nascido no Rio de Janeiro – Brasil, Neo vive na Europa desde 2014 e já fez apresentações e concertos por todo o continente, mas acaba sempre por retornar a Portugal, a terra que adotou como seu lar no Velho Mundo. Neo é um dos fundadores do Movimento Cultural SOMA e participou de 2011 a 2015 do projeto Família a Bordo, ambos os projetos com o intuito de levar a sua arte e sua mensagem diretamente para as pessoas, de ir aonde o público está.

Dentre as suas obras estão os livros Absurda Mente (contos, 2010), Poensamentos (poesia, não publicado), Um Dia de Verdade (2013/2014, romance, Editora Alcance/Chiado Editora) e AGEHU (romance, não publicado), o EP Aquário de Ilusões (2005) e o CD Todouvidos (2009). Dentre as premiações: Melhor Videoclipe de Animação Garagem do Faustão, Melhor Conto no 8º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese e Editais de Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil. Neo é licenciado em Jornalismo e também tem formações no campo da psicologia, com certificações em Coaching, PNL e Inteligência Emocional.

44188894_1909872575754960_8562415735807148032_n

  

LINKS DESTEMIDOS

https://www.miguellucas.com.br/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/falar-em-publico-medo-atinge-mais-pessoas-do-que-se-pensa-shtml/

http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2017/07/21/1154488/5-dicas-falar-melhor-publico.html

http://www.literarebooks.com.br/blog/venca-o-medo-de-falar-em-publico/

 

CONTACTOS

Neo One Eon

+351 934 699 189

neooneeonofficial@gmail.com

https://neooneeonblog.com/