MEDITAÇÃO COLETIVA WORKSHOP

MEDITAÇÃO COLETIVA WORKSHOP
O poder do voo interno em grupo

 

Em um mundo impreciso, meditar é preciso

Em um mundo cada vez mais conturbado, onde por muitas vezes a vida se torna um bocado caótica e sufocante, não é por acaso que a prática da meditação vem a crescer exponencialmente ao longo dos anos. Nem que seja por apenas cinco minutos diários, meditar pode trazer imensos benefícios à saúde e bem-estar de uma pessoa, tanto fisica quanto psicologica e emocionalmente.

São inúmeros os benefícios da meditação: sensação de paz de espírito, equilíbrio emocional, mais calma e paciência, aumento de concentração e foco, estímulo à criatividade, inspiração e autoconfiança, melhora da qualidade do sono, redução do estresse, da depressão e da ansiedade e desenvolvimento da espiritualidade são só alguns dos resultados que começam a ser notados em pouco tempo de prática e dedicação.

medita 1

 

MAS O QUE É MEDITAR?

Há diversas tradições de meditação, onde inclusive ensinam-se técnicas de como meditar ou como aprofundar a própria meditação. Independentemente da tradição ou do modo de se meditar, o princípio básico é este: a meditação treina a mente do praticante a viver o aqui e agora, para estar no momento presente, para que a pessoa possa ter pleno controle de seu actos e de sua mente, a não ser mais controlado por ela. Com o tempo, as preocupações diminuem consideravelmente e a pessoa acaba por escolher os pensamentos saudáveis e benéficos à sua vida, em vez de ser atacada por inúmeros pensamentos ao mesmo tempo. O importante é incluir a meditação na rotina diária para ter resultados surpreendentes e eficazes.

Meditar é desviar o olhar para dentro, é mergulhar em si mesmo. Há quem goste de meditar com uma música suave ao fundo, há quem prefira o silêncio total ou utilize mantras, há quem faça sentado ou deitado, há quem consiga meditar no transporte público ou em um ambiene agitado. O segredo é prestar atenção em si mesmo, concentrar-se na própria respiração, observar os pensamentos que surgem e deixá-los ir embora. Meditação é foco, é concentração, é viver plenamente o momento presente. Se preocupações ou pensamentos demasiados surgirem de uma vez só, o importante é novamente concentrar-se na respiração e mergulhar mais e mais fundo em si mesmo. A imaginação também é uma forte aliada neste processo: imaginar que está em uma floresta, à beira de um lago ou outro lugar que traga paz e sossego à mente pode ser de grande ajuda.

medita 2

 

 POR QUE A MEDITAÇÃO COLETIVA?

A meditação individual por si só é um processo altamente transformador e revitalizante. Agora, imagine várias pessoas realizando esta prática ao mesmo tempo, a formar uma onda vibratória de boas energias e sentimentos em direção a algo que transcende a vida cotidiana e suas crenças limitadoras? Sim, o resultado é ainda mais potente e intenso do que meditar individualmente. A meditação diária é de suma importância e prepara o praticante a alcançar novos patamares em todas as áreas de sua vida, mas na meditação coletiva chega-se a níveis ainda mais altos e surpreendentes na busca por uma melhor qualidade de vida e da plenitude do ser.

Está mais do que provado nos campos da psicologia e da história que o poder de algo praticado em grupo é exponencialmente mais forte do que se praticado apenas individualmente, independentemente do objetivo que se queira alcançar com determinada prática. E no que se refere à meditação não haveria de ser diferente: os resultados atingidos são multiplicados pela partilha de elevadas intenções em busca de algo mais profundo e verdadeiro. A meditação coletiva já é uma realidade em Portugal e está a ser praticada em diversas cidades país afora.

medita 3

A meditação coletiva também tem o intuito de aproximar mais as pessoas, de fazê-las desviar um pouco do individualismo exagerado dos tempos modernos. Meditar em grupo é uma forma de sintonizar diversas pessoas com diferentes histórias de vida em um só nobre objetivo, que é a busca de algo maior que elas próprias, da verdade que está escondida dentro de cada um. A meditação coletiva provoca harmonia entre os seres, compaixão, senso de fraternidade e solidariedade. No fim, a sensação que fica no ar é que realmente fazemos parte de uma grande família universal, que somos todos parte de uma mesma História, que estamos todos interligados… Que somos todos Um.

 

MEDITAÇÃO COLETIVA WORKSHOP

A proposta do workshop é de ao mesmo tempo introduzir a meditação aos iniciantes e alargar os horizontes de quem já possui a prática de meditar, através da partilha de técnicas e exercícios que permitem que o praticante consiga ir cada vez mais fundo na meditação e em si mesmo. O workshop é constituido de uma parte teórica a explicar o porquê da importância de se meditar e, principalmente, de se meditar em grupo, e de uma parte prática com exercícios realizados em dinâmicas de grupo e da meditação coletiva propriamente dita no final. O Meditação Coletiva Workshop tem cerca de 4 (quatro) horas de duração e a princípio penso que sábado ou domingo de manhã seriam ocasiões interessantes para realizá-lo; outro bom período para a realização do workshop seria ao fim da tarde, com início próximo ao horário do pôr-do-sol, por ser um período do dia realmente especial no que diz respeito ao nível energético e vibracional. Não há um público alvo definido em relação à idade; crianças e famílias são bem-vindas. Pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, pessoas que já possuem uma alimentação mais saudável, praticam esportes ou exercícios físicos regularmente e também buscam a espiritualidade formam o público que irá se interessar por este workshop.

Em relação às necessidades materiais para a concretização do evento, é importante haver algumas almofadas e mantas, para um maior conforto dos participantes. Também seria interessante haver alguns instrumentos de percussão, pois geralmente há uma introdução com música antes da meditação coletiva propriamente dita, e algumas pessoas sentem-se à vontade para pegar em instrumentos para acompanhar o ritmo; entretanto isso não é essencial, seria apenas um “bónus”, pois a parte musical funciona muito bem apenas com a guitarra. Fica a critério dos organizadores do evento a melhor forma de se providenciar as necessidades básicas para a realização do Meditação Coletiva Workshop.

medita 4
SOBRE O FACILITADOR

Neo One Eon é autor publicado no Brasil e Portugal, músico e cantautor, poeta, life coach, produtor cultural, facilitador de workshops e meditação coletiva e professor de Yoga. Nascido no Rio de Janeiro – Brasil, Neo vive na Europa desde 2014 e já fez apresentações e concertos por todo o continente, mas acaba sempre por retornar a Portugal, a terra que adotou como seu lar no Velho Mundo. Neo é um dos fundadores do Movimento Cultural SOMA e participou de 2011 a 2015 do projeto Família a Bordo, ambos os projetos com o intuito de levar a sua arte e sua mensagem diretamente para as pessoas, de ir aonde o público está.

Dentre as suas obras estão os livros Absurda Mente (contos, 2010), Poensamentos (poesia, não publicado), Um Dia de Verdade (2013/2014, romance, Editora Alcance/Chiado Editora) e AGEHU (romance, não publicado), o EP Aquário de Ilusões (2005) e o CD Todouvidos (2009). Dentre as premiações: Melhor Videoclipe de Animação Garagem do Faustão, Melhor Conto no 8º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese e Editais de Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil. Neo é licenciado em Jornalismo e também tem formações no campo da psicologia, com certificações em Coaching, PNL e Inteligência Emocional.

44188894_1909872575754960_8562415735807148032_n

 

LINKS MEDITATIVOS

https://blog.app-zen.com/meditacao/

https://www.anandamarga.pt/aprender/caminho-espiritual/meditacao/

http://meditartransforma.com/

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/listas/1042-7-tecnicas-para-meditar-e-acalmar-a-mente

https://www.personare.com.br/meditacao

 

 

CONTACTOS

Neo One Eon

+351 934 699 189

neooneeonofficial@gmail.com

https://neooneeonblog.com/