INTELIGÊNCIA EMOCIONAL WORKSHOP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL WORKSHOP
Como desenvolver a Inteligência Emocional e ter uma vida mais equilibrada e saudável

 

Ser inteligente não é mais como antigamente

Apesar de não ser uma nova descoberta e de o assunto também ter sido estudado na Índia, no Tibete e na Grécia Antiga, foi somente no final do século XX que a Inteligência Emocional realmente teve o seu boom e revolucionou o mercado de trabalho, além de transformar a vida de muitas pessoas. Por quase toda a História Moderna acreditou-se que o sucesso na vida dependia exclusivamente do quociente de inteligência intelectual que uma pessoa possui (o famoso QI), do desenvolvimento de sua mente racional. Mais eis que, em 1995, o psicólogo e jornalista Daniel Coleman publica o livro “Inteligência Emocional” e populariza definitivamente não somente o termo, mas também os incríveis benefícios e vantagens de se ter uma vida emocionalmente mais inteligente.

Em poucas palavras, podemos dizer que a Inteligência Emocional está intrinsecamente associada à capacidade de reconhecer, compreender, gerir e expressar corretamente os seus sentimentos, e ao mesmo tempo à forma como lida com as emoções das outras pessoas. A incapacidade de lidar com as próprias emoções pode dificultar ou até destruir nossas vidas. A crise que a humanidade vive hoje, com aumento da criminalidade, violência e infelicidade é o reflexo de uma cultura que se preocupou apenas com o intelecto e praticamente ignorou o lado emocional do ser humano.

IE 7

 

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Segundo Gilberto Vitor, a Inteligência Emocional está relacionada a habilidades, tais como, motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento aos objetivos de interesses comuns. Daniel Goleman define a Inteligência Emocional como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”. Para Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, o especialista aponta que o nosso quociente intelectual (QI) contribui com apenas 20% do nosso sucesso na vida; os 80% restantes são o resultado da inteligência emocional. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso.

Existem duas mentes: a que raciocina e a que sente. A mente racional é o modo de compreensão, de que quase sempre temos consciência, é mais destacado na consciência, mais atento, capaz de ponderar e refletir. Já, o outro modo, a mente emocional, é um sistema de conhecimento impulsivo. Em muitos momentos, essas mentes se coordenam; os sentimentos são essenciais para o pensamento e vice-versa. Mas quando as paixões surgem, esse equilíbrio se desfaz. E então a mente emocional assume o comando. A mente emocional é muito mais rápida do que a racional, levando à ação sem dar tempo para pensar. Passado o momento de ímpeto, surgirá um questionamento sobre o motivo da ação; aí está o sinal da percepção da mente racional. As emoções se apossam de nós com muita rapidez, antes mesmo de nos darmos conta de que já se instalaram em nós.

A boa notícia é que o QI e a Inteligência Emocional (QE) não são habilidades opostas, apenas trabalham de forma separada. A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

IE 5

 

HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

Autoconhecimento emocional

Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. A ausência desta habilidade de reconhecer os sentimentos nos deixa à mercê das emoções. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.

Controlo emocional

Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Tendo consciência das emoções negativas que nos bloqueiam, podemos nos libertar delas por meio de um processo dirigido pela razão.

Se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos furiosos. Porém, se não conseguimos reconhecer as emoções que estamos vivendo, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas.

Automotivação

Trata-se da capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando. Por outro lado, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perderemos a calma durante o período de espera pela gratificação.

Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional. Ela permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.

Relacionamentos interpessoais

Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interações interpessoais.

PS: As três primeiras habilidades referem-se  à Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, à Inteligência Inter-Pessoal. Inteligência Intra-Pessoal é a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.  Inteligência Inter-Pessoal é a habilidade de entender outras pessoas; o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

IE 1IE 1IE 1

 

BENEFÍCIOS DE DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A partir de técnicas e exercícios práticos baseados na Programação Neurolinguística (PNL) e Coaching é possível desenvolver a Inteligência Emocional e melhorar a qualidade de vida dos participantes dos Inteligência Emocional Workshop. Alguns dos benefícios e vantagens que serão desenvolvidos são:

Aprender a lidar com emoções negativas

Saber lidar com emoções negativas é fundamental para se conseguir manter o equilíbrio emocional. Não deixe que as emoções negativas mal geridas pautem as suas atitudes e influenciem os seus julgamentos. Saber gerir bem as emoções negativas permite-lhe um maior discernimento, maior clareza no seu raciocínio e decisões mais justas, para si a para aqueles que o rodeiam.

Aprender a lidar com a pressão

Todos nós temos que enfrentar situações de maior stresse, mas o que nos distingue é a forma como agimos perante estas situações. Perante uma determinada situação podemos ser assertivos, procurando soluções práticas e equilibradas, ou reativos, deixando que as emoções tomem o controlo da situação, fazendo depender delas todas as nossas decisões.

Aprender a lidar com a emoção dos outros

Os indivíduos emocionalmente mais inteligentes têm a capacidade de identificar e de interpretar as pistas emocionais que os outros deixam no seu discurso e nas suas ações. A chave para intuir os sentimentos de outra pessoa está na habilidade de poder interpretar os sinais não verbais: o tom da voz, os gestos, a expressão facial, os movimentos do outro. Quanto mais emocionalmente conscientes estamos, mais habilidades teremos para ler os sentimentos dos outros.

Aprender a expressar as emoções mais difíceis

O cérebro emocional está diretamente relacionado ao seu sistema imunológico. O estresse nos torna mais suscetíveis às doenças infecciosas. Saber expressar emoções difíceis, não só de tristeza mas também de raiva, frustração ou de revolta é fundamental para conseguir estipular limites e ter uma vida mais saudável.

Aprender  a lidar com as emoções mais íntimas

A inteligência emocional é útil para as mais diversas áreas da nossa vida, inclusive para os relacionamentos mais íntimos. Expressar cuidado, emoções amorosas e confiança também faz parte de um lado emocional saudável. Saber corresponder adequadamente ao tipo de emoção que os outros expressam também é um sinal de maturidade emocional.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL WORKSHOP

A proposta do workshop é de trazer à tona os enormes benefícios de se desenvolver a Inteligência Emocional em dias atuais, com introdução a técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) e Coaching aos participantes, através de exercícios práticos e dinâmicos em grupo. O Inteligência Emocional Workshop tem cerca de 4 (quatro) horas de duração e a princípio pode ser realizado em qualquer dia e horário a serem definidos em conjunto com os organizadores do evento. O público alvo é bem amplo, independe do estilo de vida que a pessoa tenha; ter vontade de possuir mais controlo emocional ou de saber mais sobre si mesma já é um ponto de partida para haver-se interesse no evento.

Em relação às necessidades materiais para a concretização do evento, é necessário haver um um quadro de louça (ou com grandes folhas de papel) e canetas ou datashow, além de papel e canetas para o público presente. Fica a critério dos organizadores do evento a melhor forma de se providenciar as necessidades básicas para a realização do Inteligência Emocional Workshop.

IE 13.jpeg

 

SOBRE O FACILITADOR

Neo One Eon é autor publicado no Brasil e Portugal, músico e cantautor, poeta, life coach, produtor cultural, facilitador de workshops e meditação coletiva, professor de yoga e apaixonado por dança. Nascido no Rio de Janeiro – Brasil, Neo vive na Europa desde 2014 e já fez apresentações e concertos por todo o continente, mas acaba sempre por retornar a Portugal, a terra que adotou como seu lar no Velho Mundo. Neo é um dos fundadores do Movimento Cultural SOMA e participou de 2011 a 2015 do projeto Família a Bordo, ambos os projetos com o intuito de levar a sua arte e sua mensagem diretamente para as pessoas, de ir aonde o público está.

Dentre as suas obras estão os livros Absurda Mente (contos, 2010), Poensamentos (poesia, não publicado), Um Dia de Verdade (2013/2014, romance, Editora Alcance/Chiado Editora) e AGEHU (romance, não publicado), o EP Aquário de Ilusões (2005) e o CD Todouvidos (2009). Dentre as premiações: Melhor Videoclipe de Animação Garagem do Faustão, Melhor Conto no 8º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese e Editais de Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil. Neo é licenciado em Jornalismo e também tem formações no campo da psicologia, com certificações em Coaching, PNL e Inteligência Emocional.

44188894_1909872575754960_8562415735807148032_n

 

 

 LINKS EMOCIONAIS

http://www.sbie.com.br/blog/daniel-goleman-e-a-inteligencia-emocional/

https://www.significados.com.br/inteligencia-emocional/

https://aprendeai.com/livro-inteligencia-emocional

https://reorganiza.pt/o-que-e-inteligencia-emocional/

https://www.youtube.com/watch?v=pnw3XqDAV9c

 

 

CONTACTOS

Neo One Eon

+351 934 699 189

neooneeonofficial@gmail.com

https://neooneeonblog.com/