Paciência, tolerância, fé no caminho – em um mundo cada vez mais frenético e instantâneo, estes se tornaram os grandes desafios em nossas vidas. É tanta informação que a mente não consegue acompanhar, é como se o nosso HD interno (cérebro) estivesse super lotado, praticamente sem espaço físico para suportar tanta carga…
O que fazer então para ir mais fundo, para não ficar no nível da superficialidade? O que fazer para conhecermo-nos melhor, para sermos nós mesmos, ou seja, ser o que o Universo planejou para nós? É claro que as pessoas são diferentes e cada ser humano é único, mas o que eu posso sugerir é: slow down, desacelere os pensamentos. Pensar é importante, mas pensar demais pode ser prejudicial ou perigoso para a saúde, especialmente a saúde emocional. Na verdade, tudo em excesso é perigoso. Ficar remoendo o que não aconteceu de bom ou ficar alimentando emoções negativas impedem uma pessoa de seguir em frente e desfrutar o que a vida planejou para ela.
Mas como desacelerar os pensamentos? Como evitar que eles surjam tão desenfreadamete e a qualquer hora? Como ter mais paciência, como ser mais tolerante? Realmente estas não são tarefas fáceis, mas há boas maneiras de se tentar ter uma saúde mental mais equilibrada, e uma forma que eu acredito ser bastante eficicaz é a meditação. Meditar também não é simples, requer muita concentração, força de vontade e mudança de hábito, mas os resultados são surpreendentes. E tudo começa com um primeiro passo, com o primeiro tijolo a ser colocado na construção de um “novo eu”: se você conseguir dedicar ao menos 5 minutos do seu dia para ficar de olhos fechados e prestar atenção na sua respiração e nos barulhos ou ruídos à sua volta, já é um bom começo.
Foco, concentração, atenção. Tais coisas são fundamentais para termos sucesso na vida, seja no trabalho, na carreira, na realização de um sonho ou para viver um grande amor; e para atingimos estes estados de espírito é realmente necessário desacelarar e respeitar mais os sinais de PARE e DESCANSE. E igualmente importante: não deixe para amanhã o que pode começar hoje. Não corra risco de quando você menos esperar, o amanhã não chegar mais e o arrependimento bater furiosamente à sua porta. A vida é muito curta para ficarmos com a cabeça somente no futuro ou nas mágoas do passado. Pare, respire, planeje e realize. Aqui e agora!
Boa semana a todos 🙂