Where are you from?

O melhor chocolate é o da Bélgica, a rua mais bonita do mundo fica em Portugal, o melhor carnaval é o do Brasil. Às vezes me pergunto seriamente até quando vamos “comemorar” tais “títulos”, até quando as pessoas vão celebrar as fronteiras, barreiras e competições entre as nações…

Ontem por exemplo, eu, que nasci no Brasil, em pleno carnaval estava me deliciando assistindo um concerto de música clássica. Não é porque sou brasileiro que tenho que assistir os desfiles  das escolas de samba ou ir para a rua pular ou brincar carnaval. Não é porque nasci em determinado lugar que tenho que seguir ou gostar de todas as tradições do mesmo. E isso não tem nada a ver com ser patriota ou não, de ter orgulho ou não de onde você nasceu, até porque foi simplesmente um lugar onde você nasceu. Podemos plantar raízes no lugar onde iniciamos nossa jornada ou podemos jogar nossas sementes ao vento… Na maioria dos casos, somos livres para escolher onde viver, mesmo quando pensamos que não somos.

Aqui na Europa, especialmente quando estou viajando, a primeira coisa que me perguntam é “Where are you from?” – e eu passei a responder “I’m from everywhere! But I was born in Brasil”. As pessoas se surpreendem e gostam, sempre exibindo um sorriso de aprovação em suas faces. Por que eu respondo assim? Porque é exatamente assim que me sinto, como um cidadão do mundo, uma pessoa que não acredita em fronteiras, alguém que sabe que as fronteiras e barreiras são meramente ficíticias.

Tudo depende do que você acredita, no que você tem fé. A sua mente e o seu coração podem mudar a sua vida, se você tiver coragem e sabedoria para agir de acordo com a sua intuição.

Boa caminhada!

#percorrer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s