Into the Wild: Reflexões sobre a natureza humana

Quem me conhece mais de perto sabe que não sou muito adepto de assistir televisão, mas estranhamente nestes últimos dias eu estive muito à frente da TV, como se estivesse buscando algo, tipo uma busca inconsciente… E agora percebo que estava buscando justamente este momento, esta história, este filme brilhantemente escrito, produzido e dirigido por Sean Penn e com ótimas atuações, especialmente de Emile Hirsch, que interpreta e dá vida a Christopher McCandless, este ser humano fantástico que nos brinda com uma linda história de vida em Into the Wild – O Lado Selvagem (Portugal) / Na Natureza Selvagem (Brasil). E o filme ainda conta com uma excelente trilha sonora assinada por Eddie Vedder, a qual escuto agora enquanto escrevo este relato.

Para alguém que ama a vida, ama a estrada e sabe da importância de se viver as experiências intensamente, esta á a história que eu precisava tomar conhecimento antes de partir para mais uma experiência de vida singular daqui a dois dias. Para todos que, assim como eu, estão em um momento decisivo na busca por mais, na busca por evolução espiritual e pessoal, ou seja, na busca por si mesmo e na busca pela verdade, Into the Wild é um filme obrigatório, uma história que nos faz questionar sobre o que são os verdadeiros valores, sobre o que pensamos sobre a vida, o que fazemos para sermos felizes ou verdadeiros, se vivemos ao invés de sobrevivermos. E mais uma vez destaco a visão de Sean Penn, sua sensibilidade e senso de humanidade ao captar as situações, ao nos sugerir a reflexão mesclando frases e imagens naturais, nos revelando que está tudo interligado, que às vezes temos que nos “desligar” para nos encontrarmos, que o segredo está no simples, no natural, que está tudo ao nosso alcance, que só nos basta um olhar mais atento…

Bom, agora posso me desligar totalmente da TV, como costumo fazer – minha busca inconsciente terminou, com este filme maravilhoso me despeço da telinha por um bom tempo. Irei viver em uma ecoaldea onde não há TV, não há geladeira, onde há uma natureza abundante ao redor, onde a busca pela espiritualidade é intensa, onde as pessoas se ajudam e possuem uma visão diferente do mundo, uma visão que compartilho. Serão dois meses buscando mais uma vez o desconhecido, buscando novas experiências, contribuindo com a minha parte, trocando ideias e energias com meus semelhantes. Continuarei com acesso à Internet, porém pretendo visitar muito pouco o ambiente virtual, pois terei muita vida real para viver. Tenho também compromissos literários e artísticos já marcados a partir do mês que vem, compromissos que me farão visitar as áreas urbanas por alguns dias. E depois desta experiência no norte de Portugal, já tenho outra marcada em outro país, e assim a vida vai acontecendo, e assim vou vivendo, sempre com muito amor no coração e na esperança de estar fazendo a minha parte neste planeta onde vivemos. Como diria a canção:

“O mundo agora é o meu lugar /  E estou sem pressa de chegar

Se vai dar certo ou não /  Se é loucura ou se é razão

O que eu quero é viajar”

(Estrada Viva – Neo One Eon)

E aqui, algumas das frases marcantes do filme:

“Na vida não necessariamente temos que ser fortes, o importante é nos sentirmos fortes”

“Quando você perdoa, você ama… e quando você ama, a luz de Deus brilha em você”

“A felicidade só é real quando compartilhada”

“A essência do espírito de um homem vem de sua paixão por novas experiências”

“Mais do que amor, o dinheiro, a fé, a fama, a justiça, dê-me a verdade”

“Eu acho que as carreiras são uma invenção do século XX, eu não quero uma”

 

Beijo no coração!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s